Odontopediatria
A primeira visita ao Médico Dentista deve ser realizada aquando da erupção do primeiro dente deleite ou até o bebé completar um ano de vida. Esta primeira consulta deve ser de carácter preventivo e educativo.
Muitas vezes, os pais procuram o médico dentista quando já existe um problema dentário, como a existência de um “buraquinho” no dente ou sintomatologia dolorosa.
A primeira consulta de medicina dentária do bebé divide-se em dois momentos:
- A história clínica e entrevista com os pais, que deve ocupar 95% do tempo da consulta.
- E a observação clínica que é feita nos restantes 5% do tempo.
Portanto, a maior parte do tempo da consulta é passado a conversar com os pais, sendo o objetivo desta conversa conhecer melhor o bebé e a dinâmica familiar. Durante esta entrevista é recolhida informação sobre os hábitos de higiene oral, sobre a dieta, hábitos de sucção não nutritiva, uso de tetina, entre outros. Tendo acesso a este tipo de informação, o papel do Médico Dentista é promover a saúde oral do bebé, orientando os pais no que diz respeito à higiene oral, hábitos e dieta do bebé, explicando a importância da boca e sua estrutura e disponibilizando-se a responder a todas as dúvidas que os pais possam ter.
No restante tempo da consulta é feito um exame oral completo que deve ser eficiente, seguir a mesma ordem de observação e rápido.
É importante que os pais percebam que este exame é indolor, mas os seus filhos vão sentir medo, não vão colaborar e vão chorar, chorar e chorar. Estas são reações normais dos bebés que sentem o seu espaço ser invadido, uma vez que a boca é uma estrutura muito importante para o bebé, pois é através desta que os bebés fazem as primeiras explorações do ambiente que as rodeia.
A primeira consulta de medicina dentária é então muito importante para se estabelecer uma relação de confiança, sobretudo entre o médico dentista e os pais do bebé, num ambiente que deve ser agradável e acolhedor.
Quanto aos bebés, estes ainda são muito pequenos para que possam formar uma memória desta primeira consulta. Não se espera que o bebé crie um laço com o médico dentista logo na primeira vez, mas com as visitas regulares esse laço vai surgir, assim como a confiança e o médico dentista acaba por ser visto como uma figura amigável e confiável, cujo objetivo é promover a saúde oral sem medos ou traumas.
Damos especial destaque a este tema pois na sociedade atual, ainda existe uma percentagem considerável de crianças em idade pré-escolar que sofrem com este problema. Para além das alterações óbvias a nível da estruturado dente, a existência de lesões de cárie pode provocar repercussões na saúde geral e bem-estar da criança. As lesões de cárie em dentes de leite têm uma evolução muito rápida, devido às características anatómicas dos dentes deleite, e quando não são tratadas numa fase inicial estas podem causar dor e infeções faciais, o que leva a dificuldades na mastigação, perturbações na linguagem e sono e diminuição do desenvolvimento físico e da capacidade de aprendizagem da criança.
Nas consultas de Odontopediatria, podem ser realizados vários tratamentos – a prevenção, instrução e motivação para a higiene oral, a aplicação tópica de flúor, a aplicação de selantes, a restauração de dentes deleite, definitivos e a avaliação precoce da necessidade de tratamento ortodôntico.
O acompanhamento da dentição nas suas várias fases evita que, posteriormente, sejam necessárias intervenções mais complexas nos dentes definitivos.
Na Oral Project vai encontrar os melhores cuidados de saúde oral para o seu mais pequeno. Desde um corpo clínico especializado e experiente para este “público” tão especial, até equipamentos específicos, brindes personalizados (só para quem se portar melhor!), disponibilidade, serviços diferenciados (como a Sedação Consciente ou o Invisalign First) que acompanham a área de Odontopediatria, e por fim o carinho para com os nossos pacientes que tanto nos caracteriza.