Próteses Dentárias
A prótese dentária é uma solução utilizada para substituir dentes ausentes ou restaurar dentes danificados. Existem dois tipos principais de próteses dentárias: prótese fixa e prótese removível.
Nas suas mais diversas vertentes como coroas, pontes dentárias ou próteses híbridas, é conhecida por ser fixada permanentemente através de cimentação ou aparafusada a implantes dentários ou a dentes naturais, tornando-se uma estrutura estável e firme. É sempre uma excelente opção por proporcionar uma sensação mais natural, melhorando a confiança do paciente no seu quotidiano e a sua Higiene Oral.
Muito associada ao termo “dentadura”, é suportada pela gengiva, e em alguns casos inclui ganchos que se apoiam em dentes naturais. A sua versatilidade permite cobrir a ausência de um dente unitário até à arcada completa (prótese total superior e/ou inferior).
Ainda que com um período de adaptação mais marcado a prótese removível assegura a substituição eficiente dos dentes perdidos.
O tipo de prótese removível a utilizar deverá ter em conta diversos fatores como a saúde oral em geral, a quantidade de dentes ausentes, a saúde dos dentes adjacentes e a condição da gengiva e do osso, que serão avaliados pelo seu Médico Dentista.
As próteses removíveis classificam-se em Próteses Esqueléticas e Próteses Acrílicas.
Prótese Esquelética
A prótese esquelética é uma opção comumente utilizada em medicina dentária dentro das várias opções das próteses removíveis. Os seus objetivos visam a substituição de dentes ausentes e as vantagens da Prótese Dentária Esquelética são várias:
Estética: As próteses esqueléticas são projetadas para se assemelharem aos dentes naturais do paciente sendo o material da prótese e a cor dos dentes escolhidos de forma idêntica à natural da boca do paciente, tornando-a quase impercetível.
As próteses esqueléticas geralmente são mais acessíveis em termos de custo, quando comparadas com reabilitações orais mais extensas, envolvendo por exemplo implantes dentários e acabam por se tornar uma escolha óbvia para pacientes com menos disponibilidade financeira ou que evitam procedimentos mais prolongados no tempo.
Versatilidade: As próteses esqueléticas são adequadas para casos em que há múltiplos dentes ausentes, mas ainda existem dentes naturais remanescentes.
Conforto: A moldagem e personalização adequadas a cada paciente, garantem que a prótese se encaixa corretamente na boca e evita desconforto.
Preservação óssea: Ao contrário de algumas outras opções de próteses removíveis, as próteses esqueléticas minimizam fatores que ajudam a preservar a estrutura óssea.
Manutenção: As próteses esqueléticas podem ser facilmente removidas para limpeza e higienização, tornando-as mais fáceis de serem mantidas pelo paciente.
Ainda assim, cada paciente é único, e a escolha da prótese esquelética ou de outro tipo de prótese dependerá das necessidades específicas do paciente, da saúde oral de uma forma geral e das preferências individuais. Portanto, é essencial consultar um Médico Dentista para receber uma avaliação completa e recomendações adequadas ao seu caso.
Prótese Acrílica
A Prótese Removível Acrílica é muitas vezes conhecida como prótese total ou dentadura e utilizada maioritariamente em casos de reabilitações totais de pacientes. A perda total de dentes num maxilar torna a Prótese Acrílica a melhor opção para substituir todos os dentes perdidos, incluindo as gengivas e ser feita de um material mais rígido e leve.
No entantos as próteses acrílicas podem também ser utulizdas em reabilitações parciais, ou seja, em casos de pacientes parcialmente desdentados.
Por poder retirar e colocar na boca para higienização e limpeza diária, favorece as melhores práticas de Higiene Oral desde que seguidas pelo paciente.
A adaptação inicial a uma prótese acrílica pode levar algum tempo e requer ajustes para garantir um encaixe confortável e seguro.
É uma opção mais acessível em termos de custo em comparação com outras próteses ou tratamentos mais complexos como implantes dentários. Este tipo de Prótese Removível permite a adaptação futura através do aumento de dentes em prótese ou novo rebasamento para ajuste e adaptação ao rebordo gengival.
A escolha entre prótese acrílica e prótese esquelética dependerá da situação clínica do paciente, do número de dentes ausentes e da saúde oral de uma forma geral. Um Médico
Dentista deverá avaliar as necessidades do paciente e recomendará a opção protética mais adequada para restaurar a função mastigatória, a estética e a qualidade de vida do paciente.