Ortodontia
As alterações dentárias e/ou esqueléticas podem estar associadas a diversos fatores: hereditários, hábitos (chucha depois dos3/4anos, …) perda prematura de dentes decíduos ou permanentes e outros, que podem contribuir para uma alteração da posição dentária e/ou da mordida.
A Ortodontia é muitas vezes associada apenas a adolescentes de forma errada. A necessidade de prevenção e correção do alinhamento dentário é igualmente necessário e aconselhado nas mais diversas idades.
As diferentes soluções da ortodontia – fixas e removíveis –são aplicadas, individualmente, após a identificação do(s) problema(s), origem, queixa principal do paciente e motivo da consulta.
- Aparelhos Convencionais - Os aparelhos ortodônticos convencionais são usados para corrigir o posicionamento dos dentes nas arcadas e a relação intermaxilar. Consistem em vários componentes que trabalham juntos para aplicar pressão nos dentes, movendo-os gradualmente para a posição pretendida e estudada, ao longo do tempo. São comumente conhecidos por serem compostos por Brackets e arcos. Ao longo do tratamento ortodôntico, o paciente geralmente visita o ortodontista regularmente, para que o Médico Dentista realize a manutenção do aparelho, controlando a força aplicada aos dentes e monitore o progresso do tratamento. O tempo necessário para o tratamento varia de acordo com a gravidade do problema.
- Aparelhos Autoligáveis - Os aparelhos ortodônticos autoligáveis são uma variante dos aparelhos convencionais que apresentam algumas diferenças em relação ao seu funcionamento e estrutura. Através da utilização de brackets Autoligáveis, este tipo de aparelhos garante uma movimentação mais suave e continua pela diminuição da fricção provocada pelos elásticos.
- Alinhadores Transparentes - Os alinhadores transparentes, também conhecidos como aparelhos ortodônticos removíveis ou alinhadores invisíveis, são uma opção cada vez mais popular e estética para o tratamento ortodôntico e funcionam de maneira diferente dos aparelhos fixos.
Planeamento: Inicialmente o Médico Dentista recolhe todos os dados do paciente para efetuar o planeamento personalizado e digital do seu tratamento. Recorrendo para isso a scan intra-oral ou moldes, raio-x e fotografias.
Numa segunda fase, com base no planeamento digital efetuado é criada uma sequencia de alinhadores específicos para o seu caso.
- Outras soluções
Além dos aparelhos convencionais, auto-ligáveis e alinhadores transparentes, existem outras opções que em conjunto ou por si ajudam a um novo sorriso. Aparelhos linguais, Mini-implantes ortodônticos, Aparelhos funcionais, Expansores palatinos, etc.
- Melhor Higiene Oral – o posicionamento correto dos dentes ajuda a higienização, diminuindo a acumulação de placa bacteriana, evitando a inflamação gengival e o aparecimento de lesão de cárie;
- Melhoria na função respiratória, fonética e mastigatória.
- Melhoria Estética – a harmonia do sorriso é, cada vez mais, valorizada pelo paciente – (assumindo particular preponderância na autoestima) – e pela sociedade, sendo a principal motivação do paciente para este tipo de tratamentos.