A sedação com protóxido de azoto consiste na inalação de uma mistura gasosa pelo paciente. Este protóxido é misturado com oxigénio em medidas proporcionais e sua ação é imediata, mas totalmente supervisionada pelo profissional responsável.
Contrariamente à anestesia geral, é uma técnica que promove a diminuição do nível de consciência do paciente, mas não afeta a sua capacidade de manter funcional as vias aéreas de forma independente e contínua, nem a capacidade de responder apropriadamente a estímulos físicos e comando verbal.
Pode ser aplicada em quase todas as pessoas, com exceção de algumas patologias, sendo SEMPRE necessário uma avaliação da história clínica do paciente numa consulta prévia com o médico dentista.
É ideal para pacientes que pretendem reduzir o medo, a ansiedade e até o reflexo de vómito.
- Extrações
- Implantes
- Restaurações
No fundo, o que define a sua utilização é no limite a necessidade do paciente. Que por exemplo, por ter mais receio dos tratamentos ou por ter uma idade mais baixa pode otar por esta forma totalmente segura e mais prática de realizar os seus tratamentos.
- Redução do medo
- Redução da Ansiedade
- Realização de um maior número de tratamentos de forma mais cómoda, reduzindo o desconforto que um maior número de consultas poderia trazer
Total. Para além do sistema utilizado pela Oral Project passar por uma monitorização permanente, o mesmo é assegurado em todos os momentos por um médico especializado na técnica e com formação especifica.