10 dicas importantes para a boa Saúde Oral do seu filho
Conheça algumas das dicas
A PARTIR DE QUE IDADE E COM QUE REGULARIDADE A CRIANÇA DEVE CONSULTAR UM MÉDICO DENTISTA?
Quando os primeiros dentes temporários (ou «de leite») erupcionam ou ao completar um ano de vida.
EM QUE IDADE APARECEM OS PRIMEIROS DENTES E QUANDO SE COMPLETAM AS DENTIÇÕES?
Em média, a erupção da primeira dentição tem início entre os 6 e os 8 meses de idade e termina entre os 2 anos e meio e os 3 anos de idade. A dentição definitiva inicia-se entre os 5 e os 7 anos.
QUAIS AS QUEIXAS QUE PODEM ESTAR RELACIONADAS COM A ERUPÇÃO DOS DENTES E COMO PODE SER AJUDADA A CRIANÇA?
Gengivas avermelhadas, aumento da salivação, perda de apetite e alteração dos hábitos nutricionais, ansiedade, dificuldade em dormir. O desconforto da criança pode ser aliviado limpando a boca 2 – 3 vezes por dia com uma gaze molhada ou recorrendo a mordedores e geles disponíveis no mercado.
QUANDO DEVE CESSAR O USO DA CHUPETA, BIBERÃO OU SUCÇÃO DIGITAL?
O uso de chupeta deve ser cessado até aos 3 anos de idade. Relativamente ao biberão, o hábito deve ser abandonado, idealmente, quando a criança completar 1 ano.
COMO SE PODE PREVENIR O APARECIMENTO DE CÁRIE PRECOCE DE INFÂNCIA?
Promover a amamentação materna pelo menos até aos 4-6 meses de idade, colocar apenas leite ou água no biberão e oferecer à criança sobretudo durante o dia e nunca quando esteja a dormir; não colocar líquidos açucarados no biberão nem na chupeta; logo que os primeiros dentem erupcionem, promover a sua higiene com uma gaze, dedeira ou escova macia, idealmente após as refeições.
QUAIS AS CAUSAS MAIS FREQUENTES PARA A OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÕES DE COR DENTÁRIA NUMA CRIANÇA?
Desde lesões de cárie a situações traumáticas, perturbações na formação do esmalte e dentina, higiene oral deficiente ou pigmentação extrínseca de origem bacteriana ou alimentar, por exemplo, podem conduzir a este tipo de transtornos.
DEVE ADMINISTRAR-SE FLÚOR ÀS CRIANÇAS?
Preconiza-se aplicações tópicas sob a forma de dentífricos administrados na escovagem dos dentes desde a sua erupção.
COMO DEVE SER EFECTUADA A ESCOVAGEM DENTÁRIA NAS CRIANÇAS?
– 0-3 Anos: realizada pelos pais, 2x/dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado.
– 3-6 Anos: realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia de tamanho adequado. Quantidade de pasta do tamanho da unha do 5º dedo.
– > 6 Anos: realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada caso não possua destreza manual suficiente, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia. Quantidade de pasta do tamanho de uma pequena ervilha ou até 1cm de dentífrico.
AS CRIANÇAS PODEM USAR FIO DENTÁRIO?
A utilização do fio/ fita dentária coadjuva a higienização dos espaços interdentários e deve ser iniciada logo que possível.
O QUE É UM SELANTE DE FISSURAS E PARA QUE SERVE?
Um selante de fissuras é uma espécie de “verniz” que se aplica na superfície fissurada de dentes sãos com o objetivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária.
TRAUMATISMO DENTÁRIO – O QUE FAZER SE O DENTE CAIR OU PARTIR?
– Se caiu ou partiu, o primeiro passo é mesmo encontrar o dente ou o fragmento;
– Segure-o cuidadosamente pela coroa;
– Lave-o bem com soro fisiológico ou leite, NUNCA ESFREGANDO A RAÍZ;
– Coloque o dente ou fragmento num copo com leite/soro OU entre a bochecha e a gengiva;
– Procurar com urgência um médico dentista, preferencialmente nos 30 minutos seguintes.