A Saúde Oral e a Nossa Voz!
Dia Mundial da Voz
A ligação entre a saúde oral e a nossa voz é indesmentível. E sobretudo para os profissionais que a usam mais intensamente como cantores, atores, jornalistas e locutores de rádio e televisão, a saúde oral é importantíssima.
A verdade é que qualquer problema na cavidade oral pode despoletar um sem número de outros sintomas que prejudicam a forma como utilizamos a nossa voz ou podem até mesmo impossibilitar a utilização da mesma.
Curioso?
Por exemplo… A forma como os dentes se alinham e interagem com a mandíbula é crucial para uma boa qualidade vocal. Se os dentes não estiverem posicionados corretamente, várias funções da boca, como fala, mastigação, deglutição e até a estética facial, podem ser afetadas.
Quem nunca evitou falar por ter dor de dentes? Ou na gengiva? Ou na língua? O palato, os lábios, a mandíbula, a língua são elementos essenciais na produção vocal.
Mas para quem utiliza a voz como instrumento de trabalho, a utilização de técnicas especificas para determinados posicionamentos da mandíbula, podem levar a uma maior fadiga e até mesmo dor ou desconforto na articulação temporomandibular. Esta articulação é responsável por movimentos específicos da mandíbula durante a produção de diferentes sons e registos vocais, sendo especialmente importante no canto.
Não há dúvidas da relação entre a saúde oral e a nossa voz.
Cabe a si e ao seu Médico Dentista, estarem atentos, diagnosticar, prevenir e tratar problemas que possam afetar diretamente a sua voz. E no fim de contas, uma abordagem multidisciplinar que envolva várias áreas da Medicina Dentária e Medicina no geral pode ter um contributo na preservação da sua voz ou alterá-la sempre para melhor.