Odontofobia – O medo do Dentista!
O medo do dentista, ou odontofobia, é bastante comum, quer em crianças quer em adultos.
Esta fobia pode estar associada a experiências negativas no passado ou a outros medos, como da dor, do sangue, de agulhas, do barulho, entre outros.
Para ultrapassar esta fobia deve encontrar um Médico Dentista que lhe transmita tranquilidade e confiança. Marque uma primeira consulta para conhecer o Médico e transmita-lhe os seus receios e inseguranças. Desta forma, também ajudará o profissional a delinear a melhor abordagem para o seu caso. Esclareça todas as suas dúvidas sobre os demais tratamentos que tem a realizar. A boa comunicação é essencial para ultrapassar o receio e tornar as idas ao Dentista um sucesso.
Levantar a mão em caso de dor e pausas para respirar são estratégias simples que pode combinar com o profissional de saúde para o auxiliar a ultrapassar a consulta. Leve os seus auriculares para ouvir música durante os procedimentos e planeie uma recompensa após a consulta, como um passeio ou uma guloseima (nunca esquecendo uma correta higiene oral de seguida).
A saúde oral é muito importante, e evitar ou adiar uma consulta com o seu Médico Dentista pode complicar a resolução dos seus problemas de saúde oral. Por isso, comece esta busca pelo profissional indicado para si, que o consiga fazer ultrapassar os seus medos e receios.