Saúde Oral e Gravidez
Uma boa saúde oral é fundamental em todas as fases da vida. E a gravidez é um período onde os cuidados devem ser redobrados.
Queremos informá-la, contar-lhe as verdades e os mitos da saúde oral durante a gravidez, e aconselhá-la para que possa desfrutar destes 9 meses sem complicações.
A gravidez enfraquece os dentes?
Não. A gravidez pode levar ao agravamento das condições de saúde, mas por si só não aumenta a incidência de cárie dentária.
Durante a gravidez os dentes enfraquecem porque há perda de cálcio para o bebé
Não. O cálcio presente nos dentes da mãe forma um cristal microscópico, estável, que não está disponível na circulação sanguínea e que não é usado para constituir órgãos do bebé.
A gengiva sangra mais durante a gravidez
Sim. Durante a gravidez há um aumento no nível de hormonas, o que faz com que as gengivas sejam mais facilmente irritadas pela presença de placa bacteriana – película aderida aos dentes constituída por restos alimentares e bactérias. Assim, as gengivas ficam inchadas, vermelhas, sensíveis, dolorosas ao toque e sangram facilmente. Este quadro de sintomas é chamado de gengivite. A gengivite é facilmente tratada com cuidados de higiene adequados e regulares.
Uma grávida não pode realizar tratamentos dentários
Não. Uma grávida pode, e deve, especialmente em casos de dor e/ou infeções orais fazer tratamentos dentários. A infeção oral é mais prejudicial para o bebé que o tratamento.
Idealmente, os tratamentos dentários devem ser realizados durante o 2º trimestre e tratamentos não urgentes ou estéticos (ex. branqueamentos dentários) devem ser adiados para depois do parto.
Durante a gravidez não se podem tirar radiografias orais nem levar anestesia local
Não. As radiografias são seguras durante a gravidez e deve ser utilizado um colete de proteção para minimizar ainda mais a exposição à radiação.
A anestesia local também é segura.
Assim, aconselhamos os seguintes cuidados:
- Avise o seu médico dentista se está, ou pensa estar, grávida
- Se está a pensar engravidar, marque uma consulta com o seu médico dentista para garantir que não existem problemas ou para tratar preventivamente.
- Em caso de necessidade, o período mais indicado para tratamentos é o 2º trimestre.
- Faça uma higiene oral adequada e redobrada com:
- Escovagem 2x ao dia, com uma pasta com flúor (1450 ppm)
- Use 1x dia o fio dentário e/ou escovilhão
- Elixir oral sem álcool
- Bocheche a boca com água ou um elixir com fluor depois de vomitar para neutralizar a acidez. A acidez do vómito pode causar desgaste nos dentes (erosão dentária)
- Faça uma dieta equilibrada e variada
Não se esqueça também de pedir o seu cheque-dentista ao seu Médico de Família. Este permite-lhe realizar 5 tratamentos dentários, gratuitamente, até 60 dias após o parto.
Pode utilizar os seus cheques dentista em qualquer uma das clínicas Oral Project.
Os cuidados orais durante a gravidez são seguros e importantes. Conte connosco para a informarmos e tratarmos da melhor forma possível!