Sensibilidade Dentária
A sensibilidade dentária é um problema dentário comum.
A maior parte das pessoas com esta condição está entre os 20 e os 50 anos. Esta pode começar a ocorrer quando a dentina, camada mais sensível, fica exposta devido à retração gengival.
A dentina é formada por milhares de canais microscópios. Quando a dentina fica exposta, fatores externos ( quente, frio) podem estimular os nervos no interior do dente, resultando uma dor breve, espontânea e aguda, característica da sensibilidade dentária.
Só o médico dentista pode confirmar se tem sensibilidade dentária. Se sofre de hipersensibilidade dentária, o médico dentista pode contribuir para minimizar a exposição dentária, tratar a sua sensibilidade dentária e aliviar os sintomas dolorosos fazendo alterações à sua rotina diária e hábitos alimentares.
Escovagem Excessiva
Se escovar os dentes com muita força ou uma técnica de escovagem desadequada poderá desenvolver retrações gengivais.
Aconselhe-se junto do seu médico dentista ou higienista sobre a melhor técnica de escovagem, a escolha de uma escova adequada ao seu problema. Por exemplo, tente usar uma escova de dentes de cerdas suaves.
Erosão Ácida
As bebidas e alimentos ácidos, com o tempo, podem fazer algum desgaste no esmalte.
Os alimentos e bebidas ácidas incluem, frutos e sumos de fruta, bebidas gaseificadas, café, chá preto, vinho, ketchup ou outros molhos para saladas.
Ranger dos Dentes
O ranger os dentes, com o tempo, pode provocar algum desgaste no esmalte que pode por sua vez provocar exposição da dentina.
Lidar com a Sensibilidade
- Escovar e completar a limpeza com fio dentário regularmente;
- Não escovar de forma demasiado agressiva;
- Usar uma escova de dentes mais suava;
- Usar um dentífrico para dentes sensíveis;
- Fale com o seu médico dentista ou higienista sobre a melhor rotina de higiene oral e a melhor técnica de escovagem para si.